Soluções em Informática

Pacotão de segurança: vírus de Windows no Mac, CCleaner firewall e Flash

10/03/2010 11:03

Outra quarta-feira, outro pacotão da coluna Segurança para o PC, respondendo as dúvidas deixadas pelos leitores na área de comentários. Desta vez, as perguntas foram sobre vírus de Windows no Mac (e vice-versa), programas de otimização do sistema, visualização de conexões de rede e brechas no Adobe Flash Player. Confira!

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Vírus para Mac 

Reprodução/Reprodução

Tela de instalação do RSPlug, um cavalo de troia para Mac OS X nos moldes do DNSChanger para Windows. (Foto: Reprodução)

Tenho um Mac. Gostaria de saber o quão verdadeira é a ideia de que não existe vírus para Mac. Se eu abrir um arquivo que passei do meu PC para o meu Mac, por um pen drive, e digamos que tanto o pen drive quanto o arquivo estivessem contaminados com o vírus, meu Mac seria afetado?
Fabiano Soares

Vírus de Windows não funcionam no Mac. Ponto. É simplesmente a diferença da plataforma. Vírus de Mac também não funcionam no Windows.

Para a situação que você descreve, seria necessário não apenas um vírus de Windows ou Mac, mas um vírus multiplataforma. Esses estão muito raros hoje em dia. Eles eram mais comuns antigamente, quando grupos de curiosos faziam os vírus. Essas pragas digitais são difíceis de fazer, então desenvolvê-las era um desafio interessante. Hoje, estamos na era dos vírus comerciais, e não há incentivo financeiro suficiente para desenvolver um vírus com essa complexidade.

Existem sim códigos maliciosos para Mac OS X. Muitos usuários e “especialistas” no sistema da Apple dizem que não há “vírus” para o sistema, usando uma série de definições incorretas sobre o que é um “vírus”. Mas existem sim, também, vírus para Mac. O que ainda é não acontece são tentativas de explorar brechas no sistema da Apple, diferentemente do Windows, para o qual existem kits de exploração web que usam várias vulnerabilidades ao mesmo tempo.

Códigos maliciosos para Mac de qualquer tipo ainda são raros, mas são distribuídos na internet como codecs (softwares para reproduzir vídeos) falsos e em companhia de programas piratas. A maioria dessas pragas não é um “vírus” propriamente dito e sim cavalos de troia, porque não se espalham de Mac para Mac. Apenas sites maliciosos na internet é que disseminam esses códigos.

Macs não estão imunes a vírus ou a qualquer tipo de praga digital. Mas vírus de Windows não funcionam no Mac, nem vice-versa. É claro que, por motivos que a coluna não vai discutir neste pacotão, há muito mais códigos maliciosos para Windows do que para Mac, e, portanto, as chances de ser infectado em um Mac são muito pequenas. Tão pequenas que a coluna não sugere a instalação de um antivírus no Mac OS X.

>>> CCleaner e conserto de erros
Eu instalei o CCleaner e sempre aparece alguns erros no CP ao ativar o Registro. Ele realmente arruma esses erros? O que você acha sobre ele?
Vanilda

O CCleaner não é exatamente feito para consertar erros. O principal objetivo do CCleaner é otimizar algumas áreas do sistema, removendo arquivos e registros desnecessários. Isso pode vir a consertar erros, mas é um efeito colateral.

É um programa muito interessante. Por outro lado, existe a possibilidade de que ele identifique que algum arquivo ou registro não é mais necessário quando na verdade é. Aí, você terá o contrário: erros causados pelo programa.

No caso do CCleaner em específico, isso não costuma acontecer. Ele é mais “conservador” do que outros programas do gênero. No entanto, vários outros softwares de otimização registraram problemas desse tipo. Há uns três anos, era muito comum o uso de um programa chamado CleanUp em fóruns na internet. Eventualmente, o CleanUp começou a causar problemas no tema do XP. Ele foi substituído pelo CCleaner, que até hoje não registrou problemas graves.

A sugestão da coluna é não realizar a limpeza de registro, simplesmente porque ela não vale a pena. Mesmo que o software remova mil entradas desnecessárias, isso significa uma economia de apenas 100 KB, se isso. No entanto, a limpeza de registro, embora seja a que menos traz benefícios, é também a mais perigosa nesse sentido.

Se você já tem algum problema visível no PC, vale a pena tentar o CCleaner com a limpeza de registro. Se não há nada de errado, provavelmente não vale a pena arriscar .

>>> Acesso à rede 

TCPView ajuda a visualizar as conexões em andamento. (Foto: Reprodução)

Quais são os programas do windows para identificar quando algum software estranho está tentando ter acesso à rede?
Emerson

Os programas firewalls mais sofisticados – na verdade, qualquer um exceto o do Windows - permitem que você tenha esse controle. Mas se você não quer instalar um firewall, o programa TCPView, da SysInternals (hoje parte da Microsoft) é uma ferramenta pequena e leve que mostra todas as conexões abertas pelo sistema, inclusive qual o programa responsável por ela.

Mantendo o programa aberto, você consegue visualizar as conexões sendo abertas e fechadas, como ocorre durante a visita a algum site de internet ou durante a transferência de um arquivo pelo Windows Live Messenger.

>>> Vulnerabilidades do Flash 

Flash Player também é alvo de ataques na web. (Foto: Reprodução)

Gostaria que alguém me mostrasse uma vulnerabilidade do player do Flash em relação à segurança... o Flash está instalado em mais de 90% dos computadores do mundo.
Eduardo Carvalho

A empresa de segurança Secunia lista em seu site cinco boletins de segurança para o Adobe Flash Player 10 e dez boletins para o Adobe Flash Player 9. Todas as brechas estão corrigidas. Vale lembrar que alguns desses boletins se referem a mais do que uma brecha.

Falhas no Flash são usadas para infectar usuários que estiverem com o Player desatualizado. Em resposta, o Firefox, por exemplo, está avisando usuários que ainda estão usando uma versão desatualizada do Flash – porque o atualizador da própria Adobe nem sempre funciona rapidamente.

O pacotão de segurança desta semana termina aqui. Volto na sexta-feira (12) com o resumo do que aconteceu de mais importante no campo de segurança da informação. Até lá, você pode deixar sua dúvida na área de comentários logo abaixo. Críticas e sugestões também são bem-vindas. Até a próxima!

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.